Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – promoveu no último sábado, dia 11, um treinamento para capacitar 56 agentes da Pastoral da Saúde da CNBB a atenderem casos de parada cardíaca, a dominarem as técnicas de ressuscitação e a usarem os desfibriladores.




O “Curso DEA – Salva Corações” foi ministrado no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro do Ipiranga, em São Paulo – SP, e entre os inscritos houve integrantes da Pastoral de todo o Brasil, de Manaus, Macapá, de Minas Gerais, do Nordeste, do Centro-Oeste, de São Paulo e de Porto Alegre, entre outras localidades. A iniciativa já faz parte da preparação para a “XIV Conferência Nacional de Saúde” e “Campanha da Fraternidade” do ano que vem, cujo tema será “Fraternidade e Saúde Pública”, a ser divulgada com o lema “que a saúde se difunda sobre a Terra”.
O coordenador da Pastoral, médico André Luiz de Oliveira, explica que o curso foi ministrado durante a “VI Conferência Nacional de Agentes da Pastoral da Saúde”, que aconteceu de 10 a 12 deste mês, em São Paulo, e incluiu uma conferência do coordenador de Ações Sociais da SBC, Carlos Alberto Machado.
Segundo André Luiz, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil e muitos óbitos poderiam ser evitados se, como em outros países, houvesse mais gente capacitada a identificar uma parada cardíaca e a fazer a massagem para que o coração volte a bater. Além dessa capacitação para atender o problema, a Pastoral está interessada em prevenir as doenças cardíacas e por isso o representante da SBC vai falar sobre os fatores de risco para o coração, a hipertensão, a obesidade, o tabagismo, o sedentarismo, o colesterol aumentado, hábitos alimentares saudáveis e o diabetes.
Carlos Alberto Machado explica que é antiga a parceria da Sociedade Brasileira de Cardiologia com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, tendo começado em 2008, com a campanha contra a hipertensão – “Tratar a pressão alta é um ato de fé na vida” e que o objetivo a médio prazo é extremamente ambicioso, preparar 100 mil agentes da pastoral da saúde para que levem informações sobre a prevenção das doenças cardiovasculares às 15 mil paróquias da Igreja Católica, distribuídas por todo o Brasil, projeto aprovado pelo Ministério da Saúde e aguardando a liberação de verba.
André Luiz lembra que, além dos 100 mil agentes voluntários da Pastoral a que está ligado, as demais Pastorais Sociais da Igreja contam com mais 200 mil agentes. “É um verdadeiro Exército que visita doentes, que atende a gestantes, a idosos, que dá orientação para evitar a mortalidade infantil e que, devidamente orientado pelos cardiologistas”, certamente será de grande valia na redução dos problemas cardiovasculares do Brasil.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário